Economia

Reduz a tua conta mensal de electricidade com esta dica

Não sei se já repararam, mas nas vossas contas de electricidade EDP vem mencionado um pequeno débito referente a “Contribuição Audiovisual” , geralmente entre os 1,20 a 3,84 euros. Isto é uma taxa cobrada por usufruirmos televisão em nossas casas.

Mas ver televisão gratuita pertence ao passado ,  pois actualmente grande parte dos portugueses aderiram aos serviços da ZON , MEO , TVTel, Cabovisão, etc. , e sendo assim passaram a ter televisão paga com a tal Contribuição Audiovisual. Portanto, uma vez que JÁ pagamos para ter televisão (privada) , não faz qualquer sentido continuar a PAGAR um serviço que além de não usufruirmos, também não deveria ser cobrado logo desde o ínicio.

Portanto, o que podemos fazer para eliminar esta pequena cobrança desnecessária?

Primeiro, deveremos-nos dirigir a um balcão EDP, e solicitar um documento para anular esta cobrança. É legal e não podem negar esta vontade dos clientes. Basta o proprietário da casa / cliente EDP preencher esse documento com o seu número de contribuinte, número de BI, e já está.

Cobrança indesejada anulada! No mês seguinte, esse valor já não vos será debitado, e a factura da electricidade já ficará mais “leve”.

5 comments

  1. Olá,

    Desculpa, mas acho um pouco estranho que seja realmente possível solicitar essa anulação!!!

    Segundo me informei, apenas os consumidores cujo consumo anual fique abaixo de 400 kWh estão isentos do pagamento desta contribuição.

    Um consumo de 400kWh por ano não é nada!!! Muito poucos portugueses devem estar a beneficiar dessa isenção.

    Mais informações aqui: http://www.erse.pt/consumidor/electricidade/falarcomaerse/apresentarumpedidodeinformacao/Paginas/Contribuicaoaudiovisual.aspx

  2. por mim fim da taxa
    declaro que ja nos roubam bem a gente!!!!
    ja nem os cemiterios pagam sera que é para os outros que ja la estão em paz ver os roubos dos vivos…..

    que grande piada ..

    abaixo todas e qualquer taxas…

  3. nao acredito já o tentei fazer e a resposta que dão é a mesma que o miguel escreveu aqui, é a forma de pagarmos a rtp e “associados” e para mais que em 2011 o orçamento de estago reduziu nuns bons milhoes o dinheiro atribuido, ora adivinhem la quem vai pagar isto? (vejam a revista sabado de novembro) . Só se pode pedir para não pagar as empresas, já há uns anos eu pedi e foi-me concedido para uma empresa.

  4. Aconselho a informarem-se como deve de ser. Uma breve busca pela net, nomeadamente no site da DECO confirma-se que o pagamento desta taxa é obrigatoria. Seja pela factura da luz ou de outra qualquer. Em relação ao poupar na luz… boa sorte com os paineis solares e lampadas economicas e bi horarios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *